Ações
integradoras entre a disciplina PAC (Preparação Acadêmica) e a Sala de Leitura
propiciaram momentos prazerosos de leitura aos alunos das 2ªs séries do Ensino
Médio com a disponibilização do acervo de revistas especializadas em áreas do
conhecimento. Artigos da FAPESP, Cálculo,
Língua, Filosofia, História, Problemas Brasileiros, entre outros, instigaram
leituras de acordo com as suas escolhas e preferências pelos conteúdos abordados
nas revistas.
A
atividade interdisciplinar viabilizou, além do conhecimento de publicações
periódicas, o compartilhamento e a troca de experiências leitoras, a
socialização e a contribuição com os conhecimentos prévios dos alunos e as intervenções
interativas mediadas pelas professoras Patrícia Martins(PAC) e Nobuko (Sala de
Leitura) responsáveis pelo projeto, também a divulgação de leituras
obrigatórias dos grandes vestibulares.
Os
impactos dessa prática pedagógica foram motivadores: o estímulo à curiosidade e
o incentivo à pesquisa, o interesse por empréstimo de revistas específicas e
livros paradidáticos, o desenvolvimento da autonomia leitora, da oralidade, da
escuta, bem como a ampliação e a apropriação do repertório cultural-científico diversificado.
A
garantia da formação acadêmica integral e a construção do projeto de vida são
metas para atender às expectativas dos estudantes do Ensino Médio, ou seja,
bons resultados em processos seletivos, vestibulares, ENEM e às demandas da
sociedade letrada e contemporânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário